AprendaMarketingMarketing DigitalMarketing paraMédicos

Instagram para médicos, o guia completo

Como conquistar novos seguidores e aumentar os pacientes em sua agenda.

Instagram para médicos

O instagram para médicos é algo que vem crescendo nos dias de hoje e superando até mesmo o tradicional facebook. Você já parou para pensar que a grande maioria das pessoas acessam mais o conteúdo no celular do que em desktops?

Quando acordam, durante o almoço, antes de dormir ou até mesmo no banheiro? Antigamente, as pessoas liam no banheiro, hoje algumas levam seus celulares. E porque não interagir com o seu público, através do canal correto a fim de vender ou comunicar-se?

No momento em que vejo muitos médicos usando mídias sociais da forma incorreta ou postando um conteúdo direcionado para outros médicos, fico um pouco preocupado. Ou seja, por consequência disso, criei um guia de instagram para médicos.

Instagram para médicos dá retorno?

Sim, pois lembre-se que esta mídia está em crescimento e da facilidade em seu uso, já que é muito intuitiva em mexer. Além da mobilidade que ela proporciona.

Trabalhando com o Instagram para médicos você irá criar ou fortalecer sua autoridade no assunto, irá aumentar e manter o relacionamento com mais pacientes, irá divulgar informações sobre o seu trabalho, além de fixar o seu nome ou marca.

LEIA TAMBÉM MEU ARTIGO SOBRE MARKETING MÉDICO E CONFIRA ALGUMAS ESTRATÉGIAS

O que iremos aprender sobre Instagram para Médicos

Veremos neste artigo sobre Instagram para médicos:

Como otimizar o seu perfil do instagram para médicos

Temos que começar pelo básico! Não tem como falar de estratégias de instagram para médicos, sem falar em otimização e padronização do perfil. Qualquer mídia social, tem uma página para explicar quem é você e a que você veio. É isso que chamamos do seu perfil. Mas aí você me pergunta, é importante otimizar esta página que muitos não dão importância? Sim, muito. Imagina a fachada do seu consultório, clínica ou hospital. Já pensou se ela fosse derrubada? Toda bagunçada e suja visualmente? Qual seria a sua credibilidade?

Nosso objetivo é ter uma página de perfil atraente, convincente e que faça as pessoas prestarem atenção em você. Por isso, devemos dar a devida atenção neste ponto que muitos colocam qualquer coisa. Ali estará o seu currículo, onde convencerá as pessoas ou espantá-las.

Escolha um nome de usuário simples

Lógico e padronize em suas mídias. Coloque-se no lugar das pessoas, como elas irão te encontrar no instagram? E se caso você precisar falar o seu usuário? Vai ter que ficar soletrando? Pense sempre no simples e no óbvio. Não acrescente no seu nome de usuário palavras que poderão  ser motivos de arrependimento, pois daqui dois anos as suas opiniões, empregos e gostos podem ser diferentes. Use sempre o seu nome, esta é a marca mais valiosa e que ninguém poderá copiar.

Use a prova dos 5

Mas o que seria a prova dos 5? Prova dos 5 segundos, as pessoas gastam 5 segundos para avaliar o seu perfil e decidir se estão ou não convencidas em te seguir. Simples!

Talvez provavelmente, você também deva  fazer este exercício com o seu perfil, mas seja bem criterioso. Não se engane.

Avatar

Olhe se o seu avatar é profissional. Nada de fotos informais ou amadoras, mostre confiança e competência. Trabalhe com foto do seu rosto. Deixe que as pessoas te vejam e conheçam. Não use imagem com muitas informações e elementos. Use uma foto assimétrica e evite o famoso 3×4! Reforce a ideia que você é simpático, competente e confiável. Conquiste as pessoas. São os 5 segundos e mantenha-se fiel a sua foto! Evite mudar muito a foto do perfil, deixe que as pessoas criem um vínculo com você.

Você é sua marca!

Elabore o seu slogan, ele será o seu mantra.

Biografia

Texto da sua biografia, faça um pequeno resumo de sua experiência profissional. Seja convincente e atraente, não seja um chato e egocêntrico. Seja você e conte a sua história profissional.

Definindo o seu público alvo no instagram para médicos

Seu público alvo, será para quem você irá vender e não para quem você quer vender. Querer nem sempre é poder.

As pessoas que consomem o seu serviço, têm um perfil e algumas características similares. Mas você as conhece? Você precisa saber em quem irá focar suas estratégias do seu negócio. Sem isso, não adianta seguir em frente.

Descobrindo o público que consome os seus serviços, fica mais fácil planejar o tipo de comunicação que você fará, ganharemos tempo e seremos mais assertivos em nossas estratégias de marketing. Isso evitará muito o famoso tentativa e erro das postagens, para ver o que dá mais retorno.

Levante seu público se são homens ou mulheres, qual a faixa etária e região geográfica. Com isso, poderemos ter um ponto de partida em nosso plano. Você pode cruzar as informações de quem é seu cliente com os dados do seu instagram para ver se está atingindo o público correto.

As vezes passa a ser interessante começar e mirar em um nicho de mercado pequeno, para crescer futuramente de acordo com o projeto.

Usando as hashtags corretas no segmento médico

#você #já #leu #alguma #postagem #assim?  Isso não é nada eficiente, além de ser muito feio esteticamente. Se você faz isso, pare agora, pois está passando vergonha! Você deve utilizar hashtags que tenham relação com o seu conteúdo. Se você é dermatologista e colocou a dica de um creme, não use #amor #paz #vida #diafeliz. Use termos relacionados com o que você faz e com a sua foto. Não exagere. Muitas vezes menos é mais. Quanto mais específico, melhor é. Palavras muito vagas como #amor #vida, passam a ser muito concorridas e amplas. No momento em que você utiliza palavras vagas, você não atinge seu público.

Você já notou como o instagram funciona? Se você visualiza, curte e interage com fotos de um determinado assunto, por exemplo cachorros, ele passa a entregar imagens daquilo que você interage mais no seu feed, ou seja: cachorros. Ele não vai te entregar foto de carros no seu feed. Por isso, é importante ter hashtags relacionadas, pois será entregue com eficiência no feed das pessoas certas e que tem relação com o seu assunto.

Outra dica importante é, consuma e interaja com imagens voltadas ao seu assunto. Isso facilitará que o seu perfil, fotos e assuntos que você consome sejam relacionados.

Em síntese: Crie uma hashtag sua, para que seja sua marca e as pessoas consigam visualizar todas as fotos que estejam com ela. Hoje no instagram, é possível seguir hashtags. Isso facilitará muito para o seu público.

Respondendo comentários no Instagram para médicos

O público leigo não conhece o código de ética para marketing/comunicação médica, então muitas perguntas acabam surgindo após uma postagem. Mas como você é um médico/médica muito bem orientado, leu meu artigo sobre marketing médico e fez o download do manual de publicidade médica, você sabe como agir neste momento.

Perguntas como quanto custa e até consultas rápidas deverão surgir, porém você deve conduzir a pessoa para que agende um horário com você, ao invés de infringir o código de ética e ir publicando valores ou fazer consultas a distância.

Caso você tenha dúvida de como responder, o melhor é sempre pegar o contato da pessoa e instrui-la a ir em seu consultório, clinica ou hospital.

Gerando conteúdo no instagram para médicos

Eu vejo que este é um grande problema do instagram de médicos e médicas pelo mundo, no entanto a falta de um planejamento de postagens, de noção e falta do levantamento do público alvo, acabam contribuindo muito para isso. Aliás, mas como resolver este dilema?

Levante o seu público, lembre que você está falando com leigos. Então, sem dúvida, não seja um sem noção de publicar fotos de procedimentos cirúrgicos, pessoas abertas ou até mesmo selfie com o seu paciente sendo operado e sedado (sim, eu já vi isso).

Um calendário de postagens e agendamento delas, irá lhe ajudar a trabalhar de forma automatizada e com inteligência.

Dicas de assuntos para instagram

Publique os bastidores, as pessoas gostam de conhecer o seu dia-a-dia. Mas sem publicar foto de doenças, traumas, operações, lesões e outras coisas médicas que irão gerar medo, enjoo ou nojo nas pessoas. Isso além de ser contra o código de ética, irá espantar os seus clientes. As pessoas querem coisas agradáveis e boas sensações. Você está falando com o seu público alvo e não com outros colegas de profissão.

Publique frases que motivem as pessoas e seja surpreendentemente.

Em terceiro lugar, divulgue conhecimento e dicas que serão a diferença na vida das pessoas. Se você é nutricionista ou dermatologista, você pode divulgar pequenas dicas que irá agregar autoridade no assunto ao seu perfil. Lembre se de contribuir e ajudar o próximo.

Conseguindo mais seguidores no Instagram

Após levantar o seu público e seus concorrentes, você pode adquirir mais seguidores através de tráfego orgânico ou pago. Hoje no Instagram, não existe a possibilidade de pagar para ter mais seguidores, assim como é no facebook que você pode pagar por mais curtidas. Porém você pode impulsionar algumas publicações de acordo com o seu público.

Outra forma de levantar seguidores, é utilizar ferramentas pagar para seguir, interagir, gerar mensagens automáticas e agendar posts.

O interessante é sempre trabalhar com as hashtags corretas para atrair mais trafego orgânico em seu perfil, impulsionar algumas postagens e trabalhar com um cronograma de postagens. Mas é sempre importante planejar, trabalhar com antecedência e levantar o seu público.

Ferramentas corretas no instagram para médicos

Você pode usar o BUME que tem por finalidade de programar posts, seguir pessoas de um público alvo pré definido, enviar mensagens diretas aos seguidores e interagir com outros perfis. De maneira idêntica, no quesito de programar posts, temos o MLABs. Contudo, este segundo, funciona para outras mídias como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Em resumo, você pode agendar as postagens nestas mídias e ter acesso a relatórios de melhores postagens, horários e público alvo.

Por isso, você precisa trabalhar sempre com antecedência e medindo os resultados de acordo com suas postagens.

Não sendo um sem noção no Instagram

Eu acompanho muitos médicos, médicas, dentistas e enfermeiros no instagram, mas vejo poucas pessoas trabalhando de forma surpreendentemente e a grande maioria nem tanto. É provável que estas pessoas que trabalham de forma não tão surpreendente, nunca tenham parado e analisado o seu público ou montado um cronograma de postagens. Acredito eu que elas vão postando o que vem na cabeça.

Se você decidiu trabalhar o seu nome como marca e se o seu perfil é comercial (onde os seus clientes te seguem), fique atento com o que você posta, pois isso pode estar indo contra a ética médica ou espantando possíveis clientes.

Eventualmente vejo muitos médicos postando fotos muito pessoais e que não transmitem muita confiança ao paciente, evite colocar fotos sem camisa, com bebidas alcoólicas e na frente do espelho. Seu perfil é médico e não look do dia.

Seu público são outros médicos? Não? Então não exponha foto de pessoas abertas, órgãos humanos, procedimentos cirúrgicos e principalmente de termos técnicos. Porque você não está falando com colegas de profissão. E visto que, certamente isso espantará seus clientes e não é desta forma que você demonstra conhecimento e sim com o resultado do seu trabalho.

Dessa maneira, o meu conselho é que na hora de publicar uma imagem, talvez provavelmente, você não seja um sem noção (não saiba seu público e não planeje as postagens). Use um cronograma de postagem e siga uma linha agradável e que surpreenda o seu público. Trabalhe de forma automatizada para você conseguir se planejar e sobrar tempo.

Enfim, siga-me no Instagram e qualquer dúvida, deixe um comentário 🙂

O que você achou deste artigo?

Nos ajude a melhorar nossos artigos e dê seu feedback. Sua opinião e comentário é muito importante para nós. Vote e comente!

User Rating: 5 ( 1 votes)
Etiquetas
Mostrar Mais

Pedro Engler

São 20 anos na área de marketing, formação em propaganda e marketing e pós graduação em marketing digital.

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar
Fechar