MarketingMédicos
Tendência

Marketing Médico, como fazer e aumentar seus clientes

Aumente o faturamento de sua clínica e fidelize mais clientes com o marketing médico.

Para fazer o marketing médico e atrair mais pacientes para seu consultório, é preciso estar atento a alguns pontos legais e de marketing. Quer saber como fazer o marketing médico sem dor de cabeça e com sucesso? Então siga o meu método e aprenda como fazer.

O aumento da procura das pessoas por uma boa forma e saúde, tem crescido muito nos últimos anos. Assim como o número de médicos que se formam a ano a ano.

Antigamente, ser médico era garantia de sucesso na carreira e vida financeira. Mas com o aumento dos profissionais no mercado e o surgimento da internet, este mercado está cada vez mais concorrido e com muitas opções de escolha.

Como um médico, clínica ou hospital, pode fazer o marketing médico e aumentar o número de clientes, sem infringir código de ética? Então, vamos aprender como.

Faça o download do manual de publicidade médica aqui.

Marketing Médico

Neste artigo iremos aprender:

Por que investir em marketing médico

Podemos começar falando aquela velha frase: “Se marketing não fosse fundamental, a Coca Cola não continuaria fazendo mesmo após ser líder de mercado”. Entretanto, muitas pessoas confundem o marketing com a publicidade e a comunicação.

Aproveite para entender a diferença entre marketing e comunicação neste artigo que escrevi.

Primeiramente, os médicos mais velhos, sempre dependeram do bom boca a boca e revistinha do convênio. Mas sinceramente, hoje em dia com a internet, qual a chance de alguém abrir um catálogo do convênio e escolher o seu nome por acaso? Então voltamos ao boca a boca? Mas e se você estiver começando, quem vai falar bem de você? Quem será o seu mensageiro?

Coloque-se do outro lado da mesa

Se coloque no lugar do paciente, mesmo que ele ache o seu nome no caderno do convênio, ele vai procurar referências suas no google e mídias sociais. Hoje em dia, os pacientes são como agentes da CIA, eles levantam a vida toda do médico antes de ir na consulta e assistem todos os seminários e workshops com relação aos sintomas que estão sentindo.

Meu médico costuma me dizer o seguinte quando vou nas consultas e digo que pesquisei sobre os sintomas no Google.

Já que você tem o primeiro diagnóstico do Google, que tal pegar uma segunda opinião? Já consultou o Yahoo?

Infelizmente esta é uma realidade da maioria dos pacientes no Brasil, eles recorrem a internet para pesquisar sobre seu problema médico. Mas ao invés de reclamarmos disso, iremos usar esta cultura ao nosso favor.

Mas como? Trabalharemos o marketing de conteúdo e estratégias de autoridade.

Antes de mais nada, a importância do marketing é construir a sua autoridade na internet e ser localizado quando as pessoas recorrerem ao Google. Ou seja, é importante para quem quer vender mais.

O que pode fazer o que não pode (CFM n 1.974/11)

Vou listar alguns pontos que podemos trabalhar e que não podemos, mas lembre-se, é muito importante você ler o que diz a RESOLUÇÃO CFM, pois existe muitos exemplos de publicidades, assim como modelos padrões de anúncios permitidos.

Faça o download do manual de publicidade médica aqui.

Antes e depois

É proibido divulgar fotos de antes e depois de tratamentos ou cirurgias realizadas pelo médico. Isso, para evitar alguma garantia no resultado do tratamento e para não fomentar a busca por tal processo cirúrgico a fim de ter um resultado parecido.

Sei que vemos muito na internet alguns comparativos de antes e depois, principalmente na área de estética, porém este tipo de publicidade é proibida e vetada conforme o código do CFM.

Divulgar preços

Divulgar preço de consultas médicas e processos cirúrgicos é vetado pelo CFM. Por isso, não vemos anúncios de médicos com valores de consultas. É uma forma de inibir a guerra de preço no meio da saúde. Um profissional deve ser escolhido pela sua qualificação e competência e não pelo valor cobrado em sua consulta.

Divulgar procedimentos consagrados de forma exagerada

Fazer uma lipoaspiração e mostrar o quanto de gordura foi retirado do paciente, é extremamente proibido. Mesmo que seja um procedimento já conhecido e consagrado, é antiético o médico demonstrar os riscos ou alarmar as pessoas de forma exagerada afim de induzir a pessoa a realizar tal procedimento através do medo de um resultado de outro paciente. É vedado a promoção do médico através de cirurgias realizadas por ele.

Anunciar aparelhagem ou técnicas exclusivas de forma privilegiada

Mostrar vantagem em certo procedimento ou consulta, por conta de um aparelho ou técnica exclusiva, é proibido pelo CFM. Exemplo: Venha fazer sua lipoaspiração na clinica x porque aqui tem o aparelho y que garante melhor resultado. Mostrar uma técnica ou aparelho que vá dar vantagem em trazer mais clientes para o consultório, clinica e hospital, não é permitido.

Consultar ou diagnosticar pacientes à distancia

Fazer consulta ou prescrever medicamentos a distância, seja por mídias sociais, telefone, skype e ou email, é proibido. Por exemplo: Dr, irei enviar os sintomas que estou sentindo por e-mail e você me manda os exames que preciso fazer e o custo da consulta, assim já chego com tudo pronto para o atendimento. É Proibido.

Expor a imagem de pacientes como forma de divulgar o trabalho

Expor a imagem de pacientes (cirurgias realizadas), de forma que mostre um método, técnica e ou resultado de procedimento para conseguir e ou fechar mais clientes, não é ético segundo o CFM.

Ofertar o serviço através de consórcio ou parcelamentos

Exemplo: Realize sua cirurgia plástica aqui em 24 parcelas e escolha o médico de sua preferência de nossa clinica. Lembre-se, ofertar intervenções desnecessárias e facilitar o pagamento por meio de consórcios é extremamente proibido.

Cupons de desconto e promoções

Ofertar cupons de descontos, indique um amigo e ganhe desconto e ou ainda dar desconto na primeira consulta, é uma prática antiética dentro da publicidade médica.

Usar Expressões como: o melhor, o mais eficiente, o mais capacitado ou resultado garantido

Garantir resultados ou autopromover-se como o melhor ou mais capacitado é proibido, porém o cliente pode realizar o marketing de boca a boca e dar a impressão sobre o médico e procedimentos realizados aos seus conhecidos.

Símbolos, figuras e slogans que demonstrem garantia no resultado

Usar slogan, figuras ou símbolos que demonstrem certa vantagem e ou que mostrem a garantia de sucesso em um certo procedimento, é proibida. Exemplo: Clinica X – A melhor em rinoplastia.

Fique muito atento ao produzir o seu planejamento e aprovar peças de divulgação do seu consultório, clinica ou hospital. Eles devem estar de acordo com o manual de publicidade médica.

Marketing Digital para Médicos

A melhor forma de trabalhar o marketing digital para médicos, clínicas e hospitais, é usar o Inbound Marketing (Marketing de Atração). Você pode pesquisar no Google melhor sobre o que é Inbound Marketing, mas resumindo os passos são: Atrair tráfego, converter visitantes em leads, transformar leads em compradores, fidelizar os clientes e analisar resultados.

Bom, e como geramos todos estes passos em estratégias concretas? Veja algumas respostas:

Marketing de Conteúdo

Gere conteúdo referente a sua especialidade, mas de forma que você construa autoridade do assunto. Passe a ser referência em sua especialidade. Você pode usar o blog do seu site, vídeos no youtube, videos curtos por whatsapp, lives, webnários, e-books, pod casts, e-mail marketing, mídias sociais e muitas outras ferramentas disponíveis de forma gratuita. Analise os canais que dão maior retorno e invista neles.

Automação do e-mail marketing

Acredito que você já tenha recebido algum email marketing em algum momento da sua vida ou se inscrito em alguma lista para receber algum tipo de dica/conteúdo.

É isso que faremos aqui, a ideia é você gerar conteúdo que seja interessante para o seu público, de forma que ele seja atraído para o seu site. É como se você construísse a casa de doces que irá atrair o João e Maria.

É muito mais fácil e eficaz atrair o cliente até você, do que sair caçando ou dependendo do boca a boca.

Na w/day, nós usamos uma ferramenta chamada Get Response, já deixei o link do meu perfil afilhado que lhe dará 2 meses gratuitos após o primeiro pagamento para você testar a ferramenta. É uma ótima oportunidade.

Ferramenta

Esta ferramenta é muito interessante, pois interage com o seu site (assim como no da w/day) e manda avisos para as pessoas se inscreverem em sua lista de email e receberem o seu conteúdo. Você pode colocar um campo de aniversário e enviar uma mensagem de parabéns para o seu paciente. Pode ainda, pedir o número do celular e cadastra-lo em sua lista de transmissão do WhattsApp.

Mas e o que você pode fazer de marketing para médico com o e-mail marketing, sem infringir o manual do CFM? Você pode trabalhar conteúdo com seu paciente e esclarecer dúvidas como:

Diferença de uma lipoescultura e lipoaspiração ou cuidados ao escolher um cirurgião plástico.

São informações que estarão ajudando o paciente e não estará autopromovendo o médico, clinica ou hospital.

Mas como fazer com que as pessoas se inscrevam em minha lista? Você pode dar, através da inscrição em sua lista, um ebook, deixar a pessoa assistir um vídeo ou dar dicas que não infrinjam o código de ética.

Site

Seu site precisa ser responsivo, ou seja, que funcione em multi plataformas. Hoje, a maioria dos acessos das pessoas, são através de celulares. Esteja preparado para isso e tenha botões call to action. Faça uma análise de SEO em seu site e seja bem ranqueado pelos motores de buscas.

Google my Business e o Marketing Médico

Lembra do boca a boca? Finalmente agora atualmente, ele está na era digital. Então cadastre a sua clinica, consultório ou hospital no Google my Business. Deixe com que as pessoas te avaliem, localizem pelo g-maps e façam perguntas. Você só deve atende-las da melhor forma possível e acima de tudo, responder as perguntas de forma rápida. Esteja preparado.

Automação de mídias sociais no Marketing Médico

Com toda certeza, uma ferramenta que merece destaque, é o BUME. Para quem utiliza muito instagram, está é uma ferramenta sensacional que promove interação com seus seguidores, gera auto respostas e promove o crescimento através do publico configurado. Lembre-se, hoje as pessoas estão praticamente 24 horas com o celular, então fica mais fácil receber o conteúdo por esta mídia.

Como utilizar as redes sociais para marketing médico

Trabalhe suas mídias, porém de forma profissional. Separe a vida pessoal da profissional. Evite publicar somente casos médicos, publique conteúdo e materiais que você possa contribuir para o crescimento das pessoas. Lembre-se que você está falando com pessoas leigas e não com outros médicos. Não replique o mesmo conteúdo nos quatro cantos da internet. O facebook tem uma linguagem e tipo de postagem diferente do linkedin, que é diferente do instagram e assim vai. Monte um planejamento e tenha sempre uma programação diferente para cada canal. O importante é ter qualidade e frequência de publicação para o seu nicho.

Facebook para marketing médico

Abuse de vídeos e imagens. Além disso forneça conteúdo de qualidade para o seu público. Veja o que irá agregar no dia a dia do seu paciente, com este conteúdo.

Instagram para marketing médico

Abuse de stories e vídeos com legendas. Seja ativo nesta mídia e interaja com outras contas que tenham o mesmo assunto e nicho que o seu. Mude o nome do seu perfil para o seu assunto principal. Assim sendo, isso lhe ajudará quando alguém fizer uma busca do tema que você é autoridade. Você também pode trabalhar com frases de motivação pela manhã e pedir para que as pessoas marquem um amigo. Isso lhe ajudará a criar maior interações. Trabalhe com perguntas, mostre os bastidores do seu trabalho, mostre seus produtos ou vídeos de seus serviços. Use textos animados. Trabalhe com o BUME.

YouTube para marketing médico

Antes de mais nada, se você optar por produção de vídeos, então pense em produzir conteúdo original e que irá fazer a diferença na vida das pessoas.

WhatsApp para marketing médico

Participe de grupos de discussão relacionados ao seu nicho e serviço. Seja ativo e demonstre autoridade no assunto. Opte também, por criar uma lista de transmissão com os seus clientes. Divulgue conteúdo em áudio, vídeo e imagens.

Mas, contudo, lembre-se de pedir para o seu cliente autorizar o recebimento e cadastrar seu número no contato dele. Só assim a lista de transmissão funcionará.

7 estratégias de marketing para médicos, clinicas e hospitais

 

  1. Tenha a sua comunicação inegavelmente alinhada com a identidade visual 
  2. Monte um cronograma de postagens e plano de ação com suas campanhas
  3. Tenha um cartão de visitas diferenciado
  4. Abuse das redes sociais
  5. Treine bem seus atendentes dentro do seu consultório, com o propósito de gerar o marketing boca a boca
  6. Surpreendentemente, proporcione uma experiência de atendimento ao cliente
  7. Trabalhe o marketing de conteúdo

ASSINE O CANAL DO YOUTUBE E RECEBA O CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO

O que você achou deste artigo?

Nos ajude a melhorar nossos artigos e dê seu feedback. Sua opinião e comentário é muito importante para nós. Vote e comente!

User Rating: 5 ( 7 votes)
Etiquetas
Mostrar Mais

Pedro Engler

São 20 anos na área de marketing, formação em propaganda e marketing e pós graduação em marketing digital.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar
Fechar